sexta-feira, 2 de março de 2012

Zétti - Goleiro e ser humano fantástico

    O mais humilde dos goleiros. Um homem bom e guerreiro, um atleta abandonado pelo Palmeiras quando quebrou a perna e quase encerrou a carreira. Passou meses sem receber e teve que vender quadros, uma de suas paixões, além do rock pesado, para sobreviver. O São Paulo o resgatou da miséria e quase fim precoce. Sob o comando de Telê Santana e junto de um grupo formidável e raro de jogadores de futebol de grande caráter e amigos uns dos outros, Zétti foi peça fundamental no maior São Paulo de todos os tempos. Decisivo nas duas primeiras Libertadores e Mundiais que ganhamos e também na porta de entrada para tudo isso, o Brasileirão de 1991. Mesmo sem a velocidade de um Rogério e outros arqueiros acrobatas, foi um goleiro fantástico. Tinha tanta garra e amor à sua camisa e prrofissão que conseguia levar seu corpo pesado a voos espetaculares graças ao seu amor por defender, sua meta e seus companheiros.
     O que dizer de um cara que era tão querido por todos que a FIFA o perdoou rapidinho do famoso chá de coca que tomou na Bolívia antes de um jogo da seleção? Imagino o cara responsável por dar o veredito final nesse processo de doping? "Caramba, é o Zétti, só pode ser inocente!"
     Zétti foi ainda o entrevistado com quem passei mais tempo em minha carreira de jornalista. Minha fira já tinha virado, duas horas de papo e ele seguia falando, me atendendo como se eu fosse da Rede Globo, com a maior atenção do mundo. A entrevista só acabou quando as luzes do CT da Barrra Funda começaram a ser apagadas e eu falei, "pô, Zétti, tá bom, valeu demais, já posso até escrever um livro sobre você".
     Valeu ao Matias por resgatar essas defesas históricas, realizadas no começo da decisão da segunda Libertadores que vencemos. Depois delas o São Paulo ficou mais tranquilo e massacrou os chilenos, na até hoje maior goleada em uma final de Libertadores.

2 comentários:

  1. Sensacional Zé... Zetti foi um dos grandes do futebol... Coloca um dia essa entrevista para nós.... abs

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de assinar... Matias... kkkk

    ResponderExcluir