terça-feira, 20 de abril de 2010

Por que não torcerei pelo Brasil de Dunga


Não consigo torcer para uma equipe que não representa o verdadeiro futebol brasileiro, aquele de arte, de jogo bonito, de jogadores criativos, habilidosos, até geniais. Aquele dos meus heróis da Copa de 82, que perderam a Copa mas encantaram o Mundo. Aquele de Rivaldo e Ronaldo em 2002. Aquele do espetacular Santos de Neymar e Ganso.
Não consigo torcer para uma equipe que baseia seu jogo em uma só estratégia: o contra-ataque.
Não consigo torcer para uma equipe que tem em seu melhor jogador apenas um ótimo jogador, jamais um craque, Kaká.
Não consigo torcer para um cara que faz gols e comemora só com Deus.
Não consigo torcer para uma equipe que não tem grandes caráteres, que sobravam em 82 e 2002 (lembram de quem era o goleiro?, um certo Marcão...).
Não consigo torcer para um treinador teimoso, mal educado e incoerente como Dunga. Todos os que se renderam à sua eficácia (títulos da Copa América e Copa das Confederações, grande coisa... e classificação folgada nas eliminatórias) dizem que ele é coerente ao ter se fechado com um grupo vencedor e obediente. A um grupo comprometido. Ora, a total falta de profissionalismo de Adriano no Flamengo esse ano tem algo a ver com comprometimento?
A equipe de Dunga (reparem, digo equipe, jamais Seleção) foi feita para vencer campeonatos menores, e não uma Copa.
Para a Copa devem se levar os melhores. Como Felipão levou e deu a titularidade para os tão questionados na época Rivaldo (diziam que não era jogador de Seleção) e Ronaldo (recuperando-se de mais uma grave cirurgia). Os dois Rs que arrebentaram com a Copa ajudados em alguns momentos por outro R, Ronaldinho.
Portanto, para esta Copa devem ir Neymar e Ganso, e também Roberto Carlos, que reencontrou a seriedade de 2002. E Hernanes, porque o único volante brasileiro que sabe jogar bola (junto de Elias), está anos luz à frente dos toscos brucutus de Dunga.
O Brasil de Dunga só tem uma grande defesa e um contragolpe forte puxado por seus alas e por Kaká. Contra isso, a simples estratégia da França em 98 (anular nossos alas, na época Cafu e ... Roberto Carlos), mataria dois terços de nosso poder ofensivo. Porque Kaká sozinho não ganhará nada. E ainda mais esse Kaká meio combalido desde o ano passado, com o grave problema no púbis, uma dor que incomoda demais. Digo por experiência própria: essa dor queima as duas virilhas e diminui a liberdade e amplitude dos movimentos da perna. Sofri anos com essa dor.
Existe outro fator que não me faz ter prazer em torcer pela Seleção: não consigo aturar a máscara colossal e a falta de caráter (com provas disso dadas inúmeras vezes durante toda a sua carreira) de Robinho.
Portanto, torcerei para quem joga futebol e com muito amor, genuíno a uma camisa. Torcerei para a Argentina de Messi e Verón e para a Espanha de Xavi e Iniesta. Bom, isso se Dunga realmente cometer a estupidez de não levar Neymar, Ganso, Roberto e Hernanes para a Copa. E, por que não, Ronaldinho e Elias. Já imaginaram um meio-campo com Josué (ou outra opção melhor), Hernanes, Elias e Ganso? E um ataque com Neymar e Luís Fabiano, com a opção de entrada do Kaká ou do Gaúcho no lugar do Ganso ou do LF? Aí sim teríamos opções pra vencer a Copa jogando bola.
Mas Dunga não gosta de craques.
Nunca gostou.
Ainda há tempo dele pensar um pouco.
PS - Por que, diferentemente de todos os últimos treinadores da Seleção, Dunga nunca é visto num estádio pelo Brasil? Alguém viu o Dunga em algum jogo do Santos este ano?

5 comentários:

  1. Cara tudo bm achu certo sua critica mais se vc nao vai torcer para o Brasil vai torcer para qm? Ghana? Camarões? vc tm que respeitar sua patria cara

    ResponderExcluir
  2. ops, pensando bem, eu poria o michel bastos de titular no lugar do roberto ou do gilberto

    ResponderExcluir
  3. putz, o time eh esse mesmo, mas n sei quem por de volante

    ResponderExcluir
  4. se o anônimo ler o texto todo, vai perceber que eu torcerei pelo brasil se o dunga deixar o brasil ser brasil, se é que você me entende. e quem não respeita o brasil não sou eu, é o dunga. e quer saber, ficaria feliz mesmo se quem ganhasse a copa fosse o uruguai do lugano, forlán e loco abreu: esses sabem o que é amor à pátria. ou você acha que o robinho, o adriano e o kaká, aquele que dá dinheiro pra bispo bandido em vez de ajudar os pobres, sabem o que é isso??? brasileiros eram cafu, rivaldo. brasileiro é marcos. os caras de hoje só pensam em si mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Cara é um assunto complexo, mas cara, discordaria apenas em uma unica coisa de vc, a ida do neymar para a copa, por que cara, só não vê quem não quer, o neymar é a xerox do robinho, é farinha do mesmo saco, e ambos amarelariam diante uma italia, inglaterra, ou tantas outas seleções que vão com tudo para essa copa, para mim o brasil é favorito, como sempre é, como sempre será, mas acredito que não vai ser nem um pouco facil, mas vamos ver... abraços

    ResponderExcluir